Seplag apresenta portal CaptaCeará em reunião conjunta da Rede de Parcerias
17 de dezembro de 2024 - 08:22
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Captação de Recursos e Alianças com o Público e Privado (Cocap), participou, nos dias 11 e 12 de dezembro, da reunião conjunta de encerramento das atividades da Rede de Parcerias da União em 2024, realizada em Brasília, em formato híbrido. O evento reuniu representantes de todo o país para compartilhar avanços, desafios e boas práticas em governança colaborativa, marcando o fechamento de um ano de importantes conquistas para a Rede.
Durante a reunião, a administração estadual teve destaque ao apresentar o portal CaptaCeará e os painéis gerenciais estaduais e municipais – business intelligence (BI) – desenvolvidos pela Cocap, por meio da Célula de Convênios e Congêneres (Cecoc). “As ferramentas desenvolvidas para monitorar e gerir os instrumentos de receita e convênios foram elogiadas como referência de inovação e eficiência, configurando-se como benchmarking para outros entes federativos”, destacou Ticiana Gentil, coordenadora de Captação de Recursos e Alianças com o Público e Privado da Seplag.
Os painéis, além de facilitarem o acompanhamento de oportunidades de captação e a execução de instrumentos de receita, também promovem a transparência ao fornecer dados acessíveis tanto para gestores públicos quanto para a sociedade. A coordenadora Ticiana Gentil aponta que “esse modelo visa contribuir para a gestão pública cearense, com impactos positivos na otimização de recursos e no fortalecimento da relação entre o estado e seus municípios”.
A apresentação da equipe da Cocap foi transmitida em formato telepresencial e reforçou a importância do trabalho integrado na Rede de Parcerias destacando o papel do Ceará como protagonista na implementação de inovação utilizando soluções tecnológicas voltadas para a melhoria da gestão pública. Durante a reunião, representantes de outros estados demonstraram interesse em adaptar as metodologias e ferramentas para suas próprias realidades, ampliando o alcance das boas práticas compartilhadas.